Histórico

2009

Realizada nas dependências do auditório do Colégio Padre Vieira, o primeiro evento que reuniu as ações de pesquisa, ensino e extensão em química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no município de Barreiras ocorreu em 2009, precisamente entre os dias 17 e 19 do mês de junho. Na época ainda na condição de Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS), o evento foi denominado de I Semana de Química do ICADS. A comissão organizadora foi presidida pelo Prof. Dr. Poty Rodrigues de Lucena (ICADS/UFBA), que incorporou ao evento minicursos, palestras e visitas as escolas do município. Como convidados, os Professores Dr. Oldair Donizeti Leite (ICADS/UFBA) e Dr. Fábio Alan Carqueija Amorim (ICADS/UFBA) ministraram os minicursos “Procedimentos Analíticos Empregando Princípios de Química Verde” e “Análise de Combustíveis”, respectivamente. Na forma de palestras atuaram o Professor Dr. Ricardo Lima Guimarães (ICADS/UFBA) com o título “Química das Sensações”, além do chairman também participar com “A Química e as Nanociências”.  Ademais, foi firmada uma parceria com a empresa Cargill S.A., a qual foi representada por Isaac Bezerra e Carmem Silva que palestraram sobre o tema “Extração e Processamento de Óleo de Soja”.

 

2013

Após um hiato de quatro anos, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPEQ) retomou em 2013 as atividades de eventos e realizou a II Semana de Química do ICADS entre os dias 12 e 14 de junho. Nesta ocasião, o evento foi temático abordando a “Química Pura e Aplicada” e teve divulgação e apoio da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Como presidente da comissão organizadora, a Professora Dra. Katyúscya Veloso Leão conduziu os trabalhos divididos em minicursos, mesas redondas e sessões coordenadas. Com participação única e exclusiva dos docentes do ICADS/UFBA, os minicursos oferecidos foram: "Métodos de química quântica e modelagem molecular" ministrado pelo Professor Dr. Boaz Galdino de Oliveira, "O uso de microondas em síntese orgânica" ministrado pelo Professor Dr. Mauro Alves Bueno, "O lúdico e avaliação da aprendizagem utilizando jogos computacionais no ensino de química" ministrado pelo Professor Dr. Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, "Difração de raios-X" ministrado pelo Professor Dr. Poty Rodrigues de Lucena, "Espectrometria de absorção com atomização eletrotérmica em forno de grafite" ministrado pelo Professor Dr. Oldair Donizeti Leite, "Catálise ambiental" ministrado pelo Professor Dr. Valdeilson Souza Braga e "Biocatálise" ministrado pela Professora Dra. Luciana Lucas Machado. Para a mesa redonda, foram reunidos os Professores Dr. Poty Rodrigues de Lucena, Dr. Oldair Donizeti Leite e Dr. Valdeilson Souza Braga para debaterem sobre o tema “Tálio: Uma discussão química”. Nas sessões coordenadas, todos os alunos que desenvolviam pesquisas em nível de iniciação científica e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Oeste da Bahia) apresentaram seus resultados em plenária.

 

2014

Com o desmembramento do ICADS da UFBA e consequentemente a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) conforme projeto (decreto Lei no 12.825) sancionado em 5 de junho de 2013 pela Presidente Dilma Rousseff, a Semana de Química sofreu grandes mudanças para a edição de 2014. Com a coordenação geral do Professor Dr. Boaz Galdino de Oliveira e participação dos demais coordenadores, Professor Dr. Danilo Rodrigues de Souza, Professor Dr. Oldair Donizeti Leite e Professor Dr. Mauro Alves Bueno, como primeira ação foi estabelecida um contato com o Corpo Editorial do periódico Orbital – The Electronic Journal of Chemistry na pessoa do Editor Chefe, Professor Dr. Adilson Beatriz da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com o propósito de publicar os trabalhos apresentados em nosso evento na forma de um número especial. Para isso, seria necessário elaborar um tema para o nosso evento, e prontamente foi estabelecido a “Jornada de Química do Oeste da Bahia”. Na sessão de pôsteres, de um total de 39 resumos, 32 foram apresentados e arguidos por avaliadores. Ao final do evento, o aluno que obteve o melhor desempenho foi laureado com uma premiação de melhor apresentação. Conforme supracitado, a gênese da UFOB aplacou a concepção de Semana de Química no que concerne á: 1) Não poderia ser realizada a “III Semana de Química da UFOB” porque nesta instituição não foram realizadas as duas edições anteriores; 2) Não poderia ser realizada a “I Semana de Química da UFOB” porque já haviam sido realizadas as duas edições anteriores, sendo que, na condição de ICADS/UFBA. Diante do exposto, o tema “Jornada de Química do Oeste da Bahia” havia sido bastante receptível perante nossa comunidade local de químicos, e com isso, decidiu-se não mais adotar Semana de Química, e sim “I Jornada de Química do Oeste da Bahia”, a qual foi realizada de 21 a 24 de outubro de 2014. Na ocasião, tivemos a participação do Professor Dr. Victor Hugo Vitorino Sarmento da Universidade Federal de Sergipe (UFS) ministrando a palestra de abertura intitulada “Estrutura e propriedades de Híbridos Orgânicos-Inorgânicos multifuncionais preparados pelo processo sol-gel” e o minicurso “Desvendando os segredos da matéria utilizando a luz síncrotron”, Professora Dra. Elisângela Fabiana Boffo (IQ/UFBA) ministrando a palestra “RMN e quimiometria na quimiotaxonomia de plantas do gênero Kielmeyera” e o minicurso “Análise estrutural de compostos orgânicos e o uso de RMN no controle de qualidade de alimentos”, Professor Dr. Rodrigo De Paula da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ministrando a palestra “Catálise Biomimética empregando metalloporfirinas” e o minicurso “Síntese em Microondas: Princípios, técnicas, análise e termodinâmica”, e Professor Dr. Adilson Beatriz ministrando a palestra de encerramento intitulada “Orbital: Desafios de criação e da editoração de uma revista científica de Química”.

Login to post comments

More in this category:

Go to top